29 de agosto de 2008

primeiro

Vou começar este princípio com a explicação da coisa. Convencida de que a vida são dois dias – temerosa que ela me ultrapassasse – meti-me num avião suíço e atravessei o atlântico. Convencida de que irá valer a dura pena de estar longe (que é real e já sinto na garganta) e que o dia-a-dia lisboeta se adaptará, apesar de tudo, à minha ausência, vim para o lado de cá. Não por amor nem por tragédia, só para estudar macacos. Há quem ache estranho, bem sei. Para mim, sair desta maneira para o novo e o desconhecido cumpre duas funções: primeiro, dissolve os inquietantes frenicoques de viajante; segundo, procura alguma hipótese naquilo que é a investigação de campo. Mantém a chama acesa. Aplico à situação a eterna máxima “só sei que nada sei”, pois que chego em branco – ou assim me sinto – a este continente novo.

Verdade, verdadinha? Vim espreitar um caminho.

Os animais que vou ajudar a estudar pertencem à subespécie Cebus apella nigritus. Referimo-nos vulgarmente a eles como macacos-capuchinho, dado terem uma mancha mais escura na pelagem do topo da cabeça, e os brasileiros chamam-lhes macaco-prego, devido ao pénis que lhes lembra a cabeça de um prego. Go figure estes brasileiros e os adondes dirigem o olhar. Para os argentinos são "monos Caí", o que pode ser um nome de origem guarani, não sei. O aspecto dos bichos é o do simpático que coloquei no cimo da página. Há muito a dizer sobre estes primatas neotropicais, muitas surpresas na sua biologia e comportamento, muitas excepções, muito para procurar ainda saber. A seu tempo explicarei com mais detalhe aquilo a que nos vamos dedicar, eu e o resto das gringas…

Escrevo neste momento de São Paulo, onde passo três dias em visita à artista e ao senhor engenheiro. Um fim-de-semana paulistano começado da melhor maneira numa pastelaria que faz buffet de pequeno-almoço como se estivéssemos num hotel. Pagamos preço fixo e depois é só atacar os diversos tipos de pães e bolinhos, os sumos, iogurtes e cereais. Uma grande alegria para quem chega de um dia inteiro de viagem que, apesar de ter corrido dentro dos conformes, me deixou algo espapassada. Agora, depois de um passeio no parque, de um dos melhores duches da minha vida (quando o cansaço aperta, o mundo relativiza-se!) e de uma precisada sesta, sinto-me bem melhor. Infelizmente não vou poder tirar fotografias da cidade porque os meus hospedeiros dizem que é arriscado andar com a Priscila pendurada ao pescoço. É pena.

Na segunda-feira, dia 1, partirei então rumo ao destino final. O Parque Nacional Iguazu, na província de Misiones, Argentina. Por estranho que pareça (ou talvez não), a minha maior apreensão não é a floresta, os animais, as outras línguas e a vida diferente. O que me apoquenta um pouco são as pessoas com quem vou trabalhar e partilhar os dias. Essa fundamental condição social. Um confesso preconceito associado à cultura norte-americana e a todos os “amazing” e “oh my god!” que daí advêm. Veremos.

Por enquanto, hoje, fico por aqui. Amanhã escrevo mais sobre São Paulo. Ainda não sei exactamente que condições internéticas terei na estação de campo na Argentina, mas conto com uma actualização semanal, pelo menos.

Resumindo, então: boa sorte a mim!

E conto com a vossa presença aqui, para me darem um cheirinho de casa.

=)

19 comentários:

Anote disse...

que honra ser a primeira a comentar este seu espaço que promete fazer-nos sentir um pouco mais proximo da tata!!
prometo deixar aqui novidades da sua terrinha.
aproveita bem e esqueçe as saudades das pessoas...sitios..habitos...passa a correr!!
saudades minhas sentiras certamente mas enfim...
beijinhos

O noivo Titus disse...

Cara Sara,

mas como definir um cheirinho?

=)

Beijinhos, boa sorte!

Fico (ficamos) à espera de mais novidades...

Aline Cortez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Cortez disse...

Depois de muito penar para escrever o que me vai na ialma e ter perdido vários comentários, aqui vai.
Oh! Amazing o layout deste novo local.
adorê ! Vixê !!?? djimais !
Finalmente já não estou "confuchada" pois andava convencida que tal de Iguaçú eram muitas as raças (????) de primos e primas. Desde capuchinhos a caís.
Pois aqui passarei a deixar o meu cheiro a Lisboa, o qual num médio prazo se prevê fresco não húmido.

Vai-te a elas Lusitana !!!!
Mac

Estrela disse...

Olha aqui fica um beijinho alentejano, com a certeza que vais ter uma senhora experiência, com muita coisa gira para contar e muita inveja para nos fazer.
vou fazendo o upadate das tuas aventuras neste cantinho muito catita e seguramente cheio de macacada, que é como se quer!
Beijinhos
EstrelaMatilde

joao pestana disse...

parabéns!

n podias ter dito nada mais cedo?

shame on you :)

bjo
joao

Inês disse...

Isto é que é cumprir as promessas. Primeiro dia e já há bloguices. Felicidade! Confesso que ontem fui ver se já tinhas escrito alguma coisa no outro blog e fiquei desiludida. Mas um novo blog faz mais sentido.
Mais, felicito finalmente largares os pseudónimos e assumires a tua identidade :) Uma decisão difícil?
Looking forward for all the details.
Hope u have a f... OMG good time!

Bjs,
Inês

P.S. - Esqueceste-te dos não-bloggers. Muda as definições pf.

C.M. disse...

Well, nunca deixas de me espantar!
Ainda a caminho e já temos um espaço cibernáutico com um look à maneira e onde vamos poder saber as "novidades da selva"!Gooood!
Beijinhos
Continuação de boa viagem

Mónica disse...

Bem! Adorei ter notícias tuas, nunca pensei que as escrevesses tão cedo, és mesmo incrível! Assim sim! Até me deu um frio na barriga ao imaginar a sensação com que deves estar de ter tudo para conhecer, tudo novinho em folha...que maravilha. Vou estar colada ao computador à espera de mais. Desejo-te uma óptima viagem!
Beijinhos de saudades!
Mónica

T2 para Venda Parque Olaias disse...

Sapa, que mais posso acrescentar, por agora, a todos os comentários já aqui deixados?! Apenas aguardar pelos dias que hão-de vir, que espero que sejam fantásticos!!!
Fica a promessa de te fazer chegar, a terras longíquas, um cheirinho a casa.

Beijocas.

calvinn disse...

Mais problemático que as saudades :) é o facto de puder não haver packs de Super Bock à venda no Iguazu. Deixa aqui a morada, para te fazermos chegar caso seja necessário, tão precioso néctar.
Em relação a possíveis saudades, este blogue é uma excelente forma de as matar. De hoje a 9 meses é um simples tirinho.
beijinhos

atentamente
David

...dream disse...

É bom ver que as promessas são para cumprir. Chegada à América do Sul aqui está o prometido blog de crónicas da tua aventura argentina.
Fica prometido que tudo faremos para que te chegue o cheiro a Lisboa, assim (como diz o Calvinn) como outra iguarias pelas quais desesperes. Manda a morada assim que possas...

Beijos já com saudade.

Filipa

sara disse...

Dear all,
Obrigada pelos comentários! Que bom, que bom, chegar aqui e ver 12 mensagens!! Fiquei mesmo :D
Tenho andado por SP o dia todo e sem tempo para escrever. Pode ser q esta noite dê...
inês, eu não me esquecia dos não-blogers. Só que já estou escaldada do outros blog. Passava o tempo a pedir que se identificassem e, mesmo assim, muita gente ficava anónima. É isso que quero evitar. Nao precisam de ter um blog, só de se darem ao trabalho de fazer o registo e depois comentar com o nome que escolherem. Não custa nada. :)
muitos beijinhos e agradecimentos

Unknown disse...

Ganda Sara!
Isto é que é coragem, deixar tudo e ir atrás de 1 sonho...
Espero que ele seja como estás à espera, senão podes sempre acordar, mas a experiência ninguêm ta tira e isso é que é o mais importante!!!
FORÇA! Estamos cá todos para ir comunicando e dando notícias deste lado e tambêm à espera das tuas novidades.
Bjs Grandes
Mia

ttk disse...

Há 27 anos atrás esperei ansiosamente 9 meses pelo primeiro elemento da nova geração, que transportasse um bocadinho do meu código genético.
Passaram rápido esses 9 meses...
E valeu apena esperar...
Agora espero novamente 9 meses...
E sei que vai valer apena esperar...

Entretanto, para ajudar a matar saudades, vou-te contando a vidinha por esta "selva", e o comportamento das diversas espécies de símios.
Nisso estamos por cá em vantagem, existem muito mais espécies por cá,
do que aquelas que tens por aí !!!

Muita força (só tens que ser TU).
Beijinhos carregados de saudades
Manel

Anónimo disse...

Dale!
Fonte segura confidenciou-me que existem belos espécimes de pelagem clara e olhos ainda mais claros lá para as zonas do NE.
Não são capuchinhos mas deve dar para muita macacada, if u know what i mean.
saludos!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
C.M. disse...

Olá linda, como vês esta coisa de partir tem também esta parte fixe, os que ficam vão-se lembrando da gente (calculo que depois de um fds em S.Paulo já te soe bem:-D), começam a sair do casulo, registam-se como blogueiros, fazem o que for preciso, tudo para te mostrar que existes, contas, deixas saudades...
Enfim, todo o mundo a torcer por S. a tuga na selva:-)
Boa chegada á selva
Waiting for news,
Bjos

Unknown disse...

Bem, posso dizer que se sente a carga emocional no texto. Dá um bocadinho de inveja e ao mesmo tempo um pouco de receio. Os cheirinhos de Lisboa tenho a certeza que os que vais viver nos próximos meses serão sem dúvida alguma mais saudáveis que estes ares daqui.

beijos